sexta-feira, 22 de julho de 2011

VACUOTERAPIA -ENDERMOLOGIA


A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que pode ser utilizada nos tratamentos faciais e corporais clássicos, assim como no pré e no pós-operatório. O uso da vacuoterapia na Estética pode e deve ser associado a outros procedimentos; isso otimiza o resultado final do tratamento. Essa otimização é comprovada, por exemplo, com a utilização da vacuoterapia após o uso do ultra-som e do manthus nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite).


O fisioterapeuta aplica a sucção sobre a parte do corpo a ser tratada, deslizando-a na pele do paciente em direção à circulação linfática. A sucção a vácuo proporciona a sensação de uma uma massagem forte.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO VÁCUO:

O Vácuo é um aparelho de eletro sucção que provoca uma pressão negativa cuja intensidade varia de 0 a 600 mmHg. Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção; assim, o vácuo adequa-se ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.

BENEFÍCIOS

Esfoliação e tonificação celular na epiderme; Na derme, desfibrosagem e modificação da viscosidade (melhora do aspecto de casca de laranja); Estimulação da lipólise no tecido subcutâneo (hipoderme); Aumento do aporte sanguíneo; melhor oferta de O2 e nutrição celular; Aumento da eliminação de resíduos tóxicos; Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática; auxílio na redução de edemas e hematomas; Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina; Remoção de infiltrados subcutâneos, líquidos intersticiais e nódulos hipodérmicos; Melhora das trocas circulatórias; Revascularização superficial e tonificação vascular; Equilíbrio entre a liberação e absorção de líquidos corporais; Melhora do contorno corporal; Melhora da elasticidade cutânea; Melhor nutrição muscular e tissular; Reorganização da camada adiposa; Atenuação de rugas e melhora do aspecto de cicatrizes, recentes ou não.
Indicação:

Recurso auxiliar nos diversos tratamentos faciais e corporais; Revitalização cutânea; Drenagem linfática facial; Drenagem linfática corporal; Pré e pós-operatório imediato; Linfoedema; Liberação da aderência cicatricial; Lipodistrofia e fibroses; Preparação da musculatura para eletroestimulação.

domingo, 17 de julho de 2011

Infra Red ( Manta Termica )



O que é Termoterapia?

Termoterapia é um tratamento que se utiliza de aquecimento local.É indicada para celulite e lipodistrofia ( gordura localizada ). O organismo reage localmente ao calor, aumentando a liberação de acetilcolina produzida pela glândula do hipotálamo. A acetilcolina provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e facilita o fluxo de sangue, favoroce, assim, a eliminação dos catabólitos ( subprodutos indesejáveis do metabolismo ). A vasodilatação também favorece a migração dos macrófagos, contribuindo assim para o combate de processos infecciosos. A cada 1ºC de elevação do organismo o metabolismo aumenta 13%, aumentando assim o gasto de energia ( processo de lipólise ).

Alguns efeitos da Termoterapia:

• Tratamentos de redução e gordura localizada;
• Ativação metabólica celular, aumentando a permeabilidade das células e vasos, estimulando e melhorando muito a circulação sanguínea e linfática;
• Melhora a performance e permeação de ativos cosméticos;
• Eficiência contra o estresse;
• Diminuição dos ácidos graxos;
• Diminuição mais rápida do ácido láctico produzido em exercícios ou atividades físicas;
• Estimula a renovação celular.
• Promove analgesia e combate problemas inflamatórios relacionados à tensão muscular, doenças reumáticas (artrose, bursites,reumatismo, fibromialgia, etc).

Efeitos biológicos do calor sobre o organismo

De acordo com o agente aplicado, a sua intensidade e o tempo de aplicação obteremos efeitos a nível local, regional ou geral.